archanjack

Ma photo
isto...é a minha tela! é onde tentarei expressar o que me vai na alma, com a simplicidade que me caracteriza. por vezes será uma palavra, por vezes um grito. uma realidade nua e crua, ou a mais incompreensível abstracção. não tenham expectativas, isto é só um espelho, no meio de muitos outros, que mostra uma das facetas de quem sou.

4.5.09

Boyanka Angelova

hoje, ao navegar a velocidade de cruzeiro pela net fora, sem sequer qualquer amostra de ideia gira a pesquisar, acabei pela maior das coincidências a ver, já nem me lembro onde, um vídeo de algo que habitualmente acho tão profundamente seca que trabalho de forma árdua para evitar ver qualquer coisa que esteja relacionado com isto: ginástica de competição!

em geral, os ensaios resumem-se para mim a pessoas a mostrarem que conseguiram trocar num qualquer mercado negro a carne do corpo por borracha para fazer coisas que me doem só de ver. no entanto, sei ver alguma beleza artística em raras ocasiões. mesmo poucas. e então quando mete acessórios, aí temos caso, porque fico sempre com a péssima ideia de que o objecto, seja corda, arco, fita, bola ou o raio que o parta, não serve mesmo para mais nada do que para decoração, ou para permitir imitar focas à moda de alguns jogadores de futebol. o que, confesso, me custa um pouco ao ver este tipo de modalidade porque sei que por detrás de cada figura de 0.25 seg existe anos de sofrimento e disciplina nada fáceis de suportar. daí que por menos que goste dos números, a verdade é que tenho um profundo respeito pelos atletas, seja de que modalidade for.

Boyanka Angelova...
...esta ginasta búlgara (salvo erro) já esteve em diversos campeonatos, inclusive aqui mesmo em portugal, no world cup '07 em portimão. se eu tivesse que a descrever, diria que ela me aparece como uma ginasta que definitivamente não se diverte em todas as modalidades, o que é comum, só que ela chega a mostrar-se mesmo bastante abrutalhada (ver os números com fita) e dos vários números dela que vi, tem alguma dificuldade de sincronização, não com os objectos (nisso ela até nem é das piores que vi, o que deve fazer a felicidade da treinadora, e o desespero das concorrentes) mas sim com o ritmo do número, e não raras as vezes que ela acaba por sair da janela de tempo da música, acabando o número já no silêncio, o que nunca deixa de levantar de raiva os cabelos de qualquer júri! no entanto, aparece repetidamente um pequeno toque pessoal nos seus exercícios, algo com sabor a diversão ao serviço do prazer estético, da beleza de um ou outro movimento.

hoje, portanto, deparei-me com um vídeo que pura e simplesmente adorei. neste exercício, esta ginasta mostra originalidade (comparando com as poucas que eu vi até hoje, o que, claro, não faz do que acabei de dizer uma referência, é simplesmente a minha modesta opinião), talento (idem), mas também, e é o que mais me encantou, um certo sentido de diversão e humor a "salpicar" o trabalho dela. coisa que não costumo ver, mas que mais do que tudo, não deve ser fácil de transmitir (pelas razões evocadas mais acima).

os três primeiros vídeo que se seguem mostram esse exercício, realizado no verão passado, no european championchip de turim, num exercício com bola. os três mostram o mesmo exercício, mas visto e filmado em diferentes pontos da sala.













este último vídeo mostra um exercício de corda, menos mau digamos assim, onde também achei que ela conseguia transmitir as qualidades acima referidas, mesmo se o exercício mostra muitas fraqueza (poderão reparar neste aquilo de ela acabar o exercício depois da música por exemplo, o que é normal ao ver as várias quebras de ritmo que ela tem ao longo do exercício).



mas pronto, isto tudo para dizer que adorei ver esta ginasta no número de bola que ela fez, e se tenho muito respeito por todos os atletas, a esta deixo aqui esta pequena homenagem digamos assim, os meus parabéns e um sincero obrigado pelo prazer que tive em ver aquele exercício.

j C k

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire

Archives du blog